Por: Natália Silva
Escrito em 24 de Agosto de 2018
Imagine que legal poder mostrar na sua televisão aquelas fotos lindas que estão armazenadas no seu smartphone, ou poder assistir aos vídeos naquela telona na sua sala! Independente do modelo, todo smartphone ou tablet pode ser conectado a uma TV, seja através de MHL/SlimPort, HDMI ou transmissão sem fio. Vamos explicar cada uma delas para que possa escolher a opção mais apropriada para você.
Conexão via MHL ou SlimPort

Não são todos os dispositivos que podem transmitir imagens via MHL. Tanto o MHL como o SlimPort utilizam a saída Micro USB do smartphone ou tablet para transmitir imagem, som e vídeos. Para que isso aconteça, será necessário um adaptador que conecte o aparelho no televisor. Ou seja, na verdade, você conecta o dispositivo ao adaptador que, por sua vez, tem uma saída HDMI para a TV.

Para saber se seu smartphone ou tablet é compatível com a tecnologia MHL/ SlimPort, é preciso verificar o manual do aparelho ou utilizar aplicativos que fazem a identificação. Já falamos sobre isso em outro artigo aqui no blog:

>> Você já ouviu falar em MHL? Descubra se o seu smartphone possui esta Tecnologia! <<
Conexão via HDMI

Toda televisão, hoje em dia, possui portas HDMI. Alguns smartphones também possuem portas HDMI, como Micro ou Mini, que permite conectá-lo ao televisor através de um cabo HDMI.

Alertamos que, seu aparelho smartphone só poderá se conectar ao televisor por HDMI, se tiver uma saída HDMI. Então, aconselho a verificar o manual de seu dispositivo antes de efetuar compra do cabo Mini ou Micro HDMI.

Esse tipo de conexão, é a mais fácil e rápida para espelhar seu smartphone à televisão ou projetor, porém, limita a sua escolha de smartphones.

Conectar o celular à TV sem fio ou via WiFi

Atualmente no mercado, existem vários produtos que possibilitam essa conexão sem fio, como: ChromeCast, AirPlay, MiraCast, DLNA, TV Box e muitos outros, assim, mesmo que sua televisão não seja uma Smart TV, ela terá capacidade de se conectar ao wifi, se tornando uma “Smart TV”. Para utilizar este tipo de dispositivo, basta conectá-lo à entrada HDMI e/ou USB da sua TV, configurá-lo conforme orientação do manual na rede sem fio (WiFi).

É importante ressaltar que, tanto a TV como o dispositivo, precisam estar conectados na mesma rede WiFi e pareados.