Por: Sara Fernandes
Escrito em 07 de Dezembro de 2018
Já reparou no tipo de conector do seu fone de ouvido? Ou então, no cabo que conecta a porta auxiliar do seu aparelho de som? Ou nos cabos conectados às guitarras elétricas? Todos eles são conectores TRS. Normalmente este tipo de conector tem três contatos, originando o nome TRS (Tip-Ring-Sleeve, traduzido: ponta-anel-capa) e geralmente são utilizados para transmissão de áudio.

Dentro desta família, existem também conectores de dois contatos, chamado TS (Tip-Sleeve), para transmissões de sinais “mono” e de quatro contatos, chamado TRRS (Tip-Ring-Ring-Sleeve), que atende transmissões de sinais “estéreo”.

Certo, mas qual a diferença de “mono” para “estéreo”? – Você pode estar se perguntando.

Sinais Mono: Emite apenas um sinal de áudio, transmitindo através de um único canal para o equipamento.

Sinais Estéreo: Emite dois sinais de áudio para dois equipamentos (caixas acústicas e etc.), os dois canais são diferentes um do outro.

O conector TRRS de quatro contatos, contém um contato adicional, possibilitando transmissão de áudio e vídeo ou, em alguns casos, de recepção para microfones.
Alguns dos modelos mais conhecidos são:

P1: de 2,5mm de diâmetro;

P2: de 3.5mm de diâmetro, muito comum em fones de ouvido;

P10: de 6.5mm de diâmetro, este é mais requerido para áudio em amplificadores ou saídas de controle de áudio (mesas de som, caixas de som e etc.)

A Mais Mania tem uma linha voltada para os conectores TRS. Os cabos com conectores P10/ RCA, P2/RCA e P2/RCA Hi-fi atendem com excelência dispositivos como amplificadores de áudio, receivers, caixas de som e, até mesmo smartphones e tablets, MP3 e MP4.

Clique Aqui e conheça toda linha de cabos e acessórios da Mais Mania com esta conexão. E fique ligado nas novidades!