chamada

O conector Type-C chegou há cerca de 4 anos ao mundo tecnológico, e já é o preferido de grandes fabricantes de Smartphones e notebooks. Em breve, todos os dispositivos serão tipo-C, pois a conexão oferece diversas vantagens, que superam todas as expectativas para uma conexão USB. Confira:

Conector reversível: o conector simétrico pode ser conectado de qualquer um dos lados, isso pode até não parecer uma grande novidade, mas o fato do usuário não precisar ficar verificando como vai encaixar o plug na entrada USB torna o seu uso mais prático, e se calcularmos quanto tempo economizamos em 1 ano, por exemplo, com essa simples alteração veremos que ela não é assim tão dispensável.

Alta durabilidade: de acordo com as especificações técnicas a conexão USB type-c foi feita para superar cerca de 10.000 conexões. Se convertido em anos, para um usuário que usa a conexão 1 vez ao dia, estamos falando de durabilidade de mais de 20 anos! Até lá, talvez, não precisaremos de cabos para conectar os aparelhos, mas se você for aquele cara “old school” vai poder usar sua porta USB-C numa boa.

Suporta altas cargas de energia: o USB tipo C suporta até incríveis 100W de energia, o que otimiza a carga de celulares e possibilita até o carregamento de aparelhos maiores, como notebooks. Essa capacidade vai muito além de outras conexões USB que giram em torno dos 12W.

Alta taxa transferência de dados: a velocidade de transmissão de dados do type-c é de 10Gbits/s, isso é suficiente para transmitir um vídeo em 4K! Isso é possível, pois a conexão USB Tipo-C utiliza os 24 pinos do conector, muito mais se comparado com a versão USB anterior, o Micro USB, que utiliza apenas 5 pinos.

Essas e outras vantagens levaram grandes empresas como Apple, Asus, Lenovo, Dell e outras a incorporarem a porta USB Tipo-C às suas linhas de Ultrabooks e Smartphones, pois possibilita aumentar a eficiência da conexão e energia, e ao mesmo tempo diminuir o tamanho e peso dos dispositivos. Mas como nem tudo é tão perfeito assim, a porta type-c ainda não atende a maioria dos dispositivos portáteis que são ligados aos notebooks, como pendrives, mouse, teclado e outros gadgets, por isso os usuários precisam recorrer a adaptadores.

Você ainda não sabe que adaptador escolher? Nós podemos te ajudar.

A Mais Mania possui diversos adaptadores Type-C, um deles é o HUB USB 3.1, que expande a porta USB-C do Ultrabook em 4 novas portas USB, permitindo que o usuário ligue diversos aparelhos em uma única conexão.

hub_typec_908

 

Conselhos para usar o USB Type-C

  • Cuidado com os cabos USB Type-C baratos. Estes podem sair muito caros a longo prazo;
  • Ainda que seu dispositivo venha com um USB Type-C, verifique as suas especificações;
  • Procure saber a qualidade e compatibilidade dos cabos e adaptadores type-C com o equipamento.

E você, já está usando a conexão USB tipo C?

Fonte: https://www.androidpit.com.br/entrada-usb-type-c-dicas-truques