O MHL, do inglês Mobile-High Definition Link, é a tecnologia de interface digital de áudio e vídeo desenvolvida para conectar aparelhos móveis em dispositivos que utilizam alta definição (HD). Por meio dela, um usuário é capaz de conectar um smartphone a uma HDTV para assistir a conteúdo com 1080 p de qualidade, por exemplo.

O intuito por trás da criação do MHL é obter uma interface capaz de se conectar com portas HDMI e DVI por meio de cabos, sem perda da qualidade de som e imagem.

Como surgiu o MHL?

O HDMI foi uma interface lançada para substituir os cabos analógicos (S-Video, vídeo composto, coaxial, SCART, rádio frequência, entre outros). Essa tecnologia possibilita a transmissão de áudio e vídeo em alta definição através do mesmo cabo. Entretanto, o tamanho da interface impossibilita o seu uso em portáteis (como smartphones).

Com isso, um consórcio composto por várias empresas de peso, como Nokia, Samsung, Sony, Toshiba e Silicon Image, buscou desenvolver uma interface com um número menor de pinos, que fosse mais adequada ao tamanho dos dispositivos móveis e ainda assim, conseguisse reproduzir o que o HDMI faz, também por meio de um único cabo.

Além disso, o grupo contemplou que este mesmo cabo também fosse capaz de prover energia ao aparelho simultaneamente. Dessa maneira, o dispositivo pode ser conectado a uma HDTV para a transmissão de um filme sem drenar toda a carga do smartphone (que poderia ser utilizado normalmente quando a “sessão de vídeo” acabasse), por exemplo.

MHL
Isso sem esquecer que a MHL é compatível com a interface micro-USB. Os cabos contam com um conector micro USB em uma ponta e um HDMI na outra. A conexão MHL também conta com a tecnologia HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection), que é responsável por proteger os dados contra interceptação e cópia sem autorização.

Fonte: Tecmundo

 

DICA: Como saber se seu aparelho é compatível

Uma forma rápida e prática para descobrir se seu aparelho é compatível com a tecnologia MHL é através do aplicativo Checker for MHL (HDMI) disponível gratuitamente na Google Play.

Ao abrir o App Checker for MHL (HDMI), basta clicar no botão “Check MHL (HDMI)” para que seja verificado a compatibilidade. Caso a resposta seja positiva, aparecerá a mensagem “The mobile can support MHL (HDMI)…” indicando que seu Smartphone é compatível com a tecnologia MHL. Em caso negativo, a mensagem “Sorry, Your mobile can’t support MHL (HDMI).

 

MM858_Adaptador_MHL_HDMI_AM-MICRO_USB_MHL_CHECKER_PLAY_STORE

 


Clique aqui
 ou no QR Code ao lado para baixar o App Checker for MHL

 

 

Lista de aparelhos compatíveis

Abaixo segue lista de alguns aparelhos compatíveis conhecidos. Caso o seu não esteja na lista, verifique através do aplicativo Checker for MHL ou com o fabricante para ter certeza da compatibilidade.

 

Samsung

Samsung Galaxy S2
Samsung Galaxy Note
Samsung Galaxy S3
Samsung Galaxy Mega 6.3 I9200
Samsung Galaxy Note 2
Samsung Galaxy S4
Samsung Galaxy S4 Zoom
Samsung Galaxy S4 Active
Samsung Galaxy Note 3
Samsung Galaxy S5
Samsung Galaxy Tab 10.1 (GT-P75xx)
Samsung Galaxy Tab 3 8.0 (GT-T31xx)
Samsung Galaxy Tab 3 10.1 (GT-P52xx)
Samsung Galaxy Note 8.0 (GT-N51xx)
Samsung Galaxy Note 10.1 (GT-N80xx
Samsung Galaxy Note 10.1 (2014 edition) (SM-P6xx)
Samsung Galaxy NotePRO 12.2 (SM-P90xx)
Samsung Galaxy TabPRO 12.2 (SM-T9xx)
Samsung Galaxy TabPRO 10.1 (SM-T52x)
Samsung Galaxy TabPRO 8.4 (SM-T32x)
Samsung Galaxy Tab S 10.5 (SM-T80x)
Samsung Galaxy Tab S 8.4 (SM-T70x)

LG

Nitro HD
Optimus 3D Max
Optimus 4X HD
Optimus G (LG-F180L)
Optimus GJ (LG-E975W)
Optimus LTE II
Optimus LTE Tag
Optimus Vu
Prada
Verizon Spectrum

Sony

E6533
SOV31 & 402SO
Xperia A
Xperia A2
Xperia GX
Xperia J1 Compact
Xperia SP
Xperia SX
Xperia T
Xperia Tablet Z
Xperia Tablet Z4
Xperia TL
Xperia TX
Xperia UL
Xperia V
Xperia Z
Xperia Z Ultra
Xperia Z1
Xperia Z1 Compact
Xperia Z1 f
Xperia Z1S
Xperia Z2
Xperia Z2 Tablet
Xperia Z3
Xperia Z3 Compact
Xperia Z3 Compact Tablet
Xperia Z3+
Xperia Z3v
xperia Z4
Xperia Z4v
Xperia ZL
Xperia ZR

ZTE

Era
Grand Era LTE
Grand Memo
Grand S
Grand S LTE
Nubia Z5
PF120
PF200
U970